Angola: Cancros da mama e do colo do útero em análise na Unipiaget

Luanda – Uma palestra com o tema “Saúde da mulher, prevenção e diagnóstico precoce dos cancros da mama e do colo do útero” será realizada nesta sexta-feira (31), nas instalações da Universidade Jean Piaget de Angola, organizada pela Associação Juvenil de Solidariedade Social (AJSS).

Essa informação foi avançada hoje, quarta-feira, à Angop, em Luanda, pelo presidente da referida instituição, Aires Lenço, salientando que as doenças sexualmente transmissíveis, aleitamento materno, planeamento familiar, anemia e nutrição, são outros aspectos que estarão em análise.

O líder da AJSS referiu que se pretende, com a acção formativa, consciencializar o público (com destaque para as senhoras) a respeito de medidas preventivas sobre a saúde feminina.

De igual modo, avançou o responsável, essa iniciativa visa promover a importância de hábitos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos grupos alvos.

António Armando, do Centro Nacional de Oncologia, e Judith Ferreira, da multinacional alemã Bayer, serão os palestrantes.

Dados das autoridades sanitárias apontam para a existência de mais de 15 mil pessoas a padecerem com os cancros da mama e do colo do útero.

Por outro lado, realçou que a AJSS tem desenvolvido um amplo trabalho de apoio social, destacando a realização de uma festa solidária a 01 de Janeiro do corrente, com pacientes do Centro Nacional de Oncologia, e que está agendado para o próximo mês de Dezembro, a realização de uma festa de natal solidário.

Na mesma senda, disse que têm levado a cabo trabalhos de informação e sensibilização sobre os vários temas que preocupam a sociedade, salientando que estão a realizar, em colaboração com a Direcção Nacional de Viação e Trânsito, uma campanha de sensibilização para prevenção à sinistralidade rodoviária.

“Está igualmente na forja a realização, ainda este ano, de um concurso de talentos a nível do município de Viana, para identificar e ajudar jovens talentosos nos mais variados domínios”, concluiu.

A Associação Juvenil de Solidariedade Social é uma instituição não-governamental angolana de carácter filantrópico, sem fins lucrativos, que congrega jovens de várias etnias, sem distinção de cor e crença religiosa, que visa a promoção de campanhas e eventos ligados ao voluntariado, solidariedade e apoio social, com personalidade jurídica.

ANGOP

back to top of blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top