Autoridades sanitárias esperam vacinar mais de 400 mil crianças contra o sarampo

Luanda – Quatrocentas e sete mil e sessenta e oito crianças, dos seis meses a menores de 10 anos de idade, devem ser imunizadas contra o sarampo, no município de Viana, em Luanda, durante a próxima campanha de vacinação contra a enfermidade, a decorrer de 22 de Setembro a 05 de Outubro do corrente.

Essa informação foi avançada hoje, terça-feira, à imprensa, pelo chefe interino da repartição municipal da Saúde de Viana, Augusto Zacarias, adiantando que no mesmo período serão vacinas 414 mil 366 crianças contra a pólio (dos 0 a menores de cinco anos) e estima-se administrar 393 mil 652 doses de vitamina A, a crianças dos seis meses a menores de cinco anos.

Para esta campanha, explicou, esperam formar 224 equipas (de seis vacinadores cada), envolvendo 1150 pessoas.

“Cada equipa de vacinação será constituída por seis pessoas, duas que se vão ocupar da vacinação contra o sarampo e as outras quatro (voluntários) vão se ocupar do registo dos vacinados, vacinação contra a pólio, administração da vitamina A e marcação da unha dos vacinados”, disse.

Segundo Zacarias Augusto, neste momento decorre a formação dos vacinadores a nível do município de Viana, pois será uma campanha com três intervenções, sarampo, pólio e vitamina A, pelo que o pessoal deve estar devidamente treinado.

Adiantou que a vacinação será realizada em duas fases, sendo que a primeira, com duração de três dias, vai decorrer em escolas, creches e outras instituições infantis.

Nos outros dias, acrescentou, será feita a vacinação no interior das comissões de moradores, através de equipas fixas e avançadas, o que não implica dizer que as crianças que residam nas imediações das escolas não serão vacinadas.

“Esta campanha será feita em postos fixos, por isso apelamos aos pais a levarem as crianças aos postos de vacinação, onde encontrarão as nossas equipas”, frisou.

Relativamente ao sarampo, o director interino realçou que durante o corrente ano foram notificados mais de 10 casos suspeitos da enfermidade no município de Viana, devido a baixa cobertura de vacinação de rotina, nos bairros Zango II, Caop A e Caop C.

Já no que diz respeito a pólio, Zacarias Augusto reafirmou que o país não regista nenhum caso suspeito há três anos.

O município de Viana conta com uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes, distribuídos pelas comunas de Viana sede e Calumbo.

ANGOP

back to top of blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top