Chuvas ininterruptas em Luanda

Desde as cinco da manhã que a água não pára de cair. Viana é o caso mais preocupante.

A região de Luanda está a ser afectada por chuvas ininterruptas há quatro horas, o que está a causar fortes inundações, com maior gravidade no município de Viana.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz provincial de Luanda do serviço de protecção civil e bombeiros, Faustino Nguenje, disse que apesar de ocorrências em quase toda a cidade, a prioridade vai para Viana, onde quase todos os bairros se encontram inundados.

“Estamos a trabalhar com os meios que temos à nossa disposição de forma genérica, mas estamos a trabalhar no sentido de darmos solução às zonas mais críticas e estamos a falar de Viana. Nesta altura temos um centro infantil inundado, é uma prioridade para nós, vamos trabalhar de forma priorizada tendo em conta o grau de gravidade das ocorrências”, referiu o porta-voz.

Segundo Faustino Nguenje, até ao momento não há registo de danos pessoais, nem queda de árvores, apenas inundações e deslizamento de terras.

As chuvas começaram a sentir-se por volta das cinco da manhã, mas em determinadas zonas de Luanda caíam com pouca intensidade. A situação mais complicada era a de Viana.

“É bem verdade que Viana, na sua maioria, a sua extensão territorial é plana e sem rede de esgotos”, recordou o porta-voz do comando provincial de Luanda do serviço de protecção civil e bombeiros, salientando que um dos problemas que causa as inundações é a deposição de grandes quantidades de lixo nas valas de escoamento das águas e a construção nas vias de passagem das mesmas.

“Estamos a envidar todos os esforços no âmbito da protecção civil e a colocar todos os meios disponíveis, mais os das administrações municipais para respondermos aos chamados”, precisou o mesmo responsável.

REDEANGOLA

back to top of blog

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top