Município de Viana regista aumento de casos de malária

A Responsável do programa de luta contra a Malária no município de Viana, Linda Abel, disse hoje, quarta-feira, que no primeiro semestre de 2014 foram registados naquela circunscrição 47 mil e 098 casos de Malária.

Em declarações à Angop, Linda Abel adiantou que em relação ao primeiro semestre de 2013 , em que foram registados 12 mil 419 casos, houve um aumento de 34 mil 679 casos de malaria no município de Viana.
Para a redução dos casos de malária, a responsável apontou como uma das soluções a realização frequente de campanhas de limpeza nos bairros, quintais e ruas para acabar com os focos de mosquitos.

A outra prevenção, apontou Linda Abel, é a utilização de mosquiteiros, que podem ser adquiridos nas farmácias e mercados. “ Um método negligenciado que no entanto é muito eficaz”.

Adiantou que a camada mais vulneráveis continuam a ser as gestantes e as crianças menores de cinco anos, pessoas apontadas como tendo o maior índice de mortalidade nos dados estatísticos dos casos de mortalidade causada por esta doença.

Sobre a profilaxia para o controlo da doença, a responsável da malária, adiantou que trabalha-se actualmente com um grupo de especialistas cubanos que se tem deslocado sempre a nível do município para o tratamento dos criadouros, locais onde pode-se desenvolver o mosquito.

“ Nesses locais são aplicados um produto biológico e também é feita a pulverização nas residências, e a volta desses criadouros onde se encontram as larvas que depois se transforma em mosquito adulto”, explicou.

Portal de Angola

back to top of blog

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top