Palestras de prevenção influenciam redução de mortes maternas no centro de Viana

Luanda – A chefe da sala de partos do Centro de Saúde “Ana Paula”, no município de Viana, em Luanda, Teresa Belchior, disse que como resultado das palestras e encontros de esclarecimento sobre a prevenção e cuidados primários de saúde não foram registadas mortes maternas em 2014 naquela unidade sanitária.

Teresa Belchior disse à Angop que este ano as palestras e encontros com as mulheres que frequentam o Centro de Saúde “Ana Paula”, continuam a ser realizadas com o intuito das mesmas serem educadas, aconselhadas sobre a importância da saúde preventiva.

As doenças sexualmente transmissíveis, amamentação, o planeamento familiar no sentido de não terem filhos indesejados, entre outros temas continuam a ser transmitidos as mulheres nos referidos encontros, referiu.

A responsável informou que três mil 345 partos foram realizados durante o ano de 2014, mais 268 partos em relação a 2013.

A Chefe da sala de partos acrescentou que dos recém nascidos foram registados 11  partos gemelares, mil 642 são do sexo masculino, mil 862 do sexo feminino e  23 nados mortos.

Para as consultas pós partos, onde as mulheres devem aparecer seis dias depois do parto, a responsável adiantou que apareceram no Centro mil 528 parturientes.

Para além do Centro de Saúde Ana Paula inaugurado em 1994 ,  o município de Viana, tem em funcionamento dois hospitais de referência, o do Kapalanca e o Materno Infantil Dona Jacinta Paulino, sete centros de saúde, nove postos de saúde e sete salas de parto.

ANGOP

back to top of blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top