Programa de alfabetização beneficia mais de 26 mil adultos em Viana

Luanda – Vinte e seis mil 284 cidadãos foram alfabetizados durante a primeira e segunda fase do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em curso no país, no município de Viana, em Luanda, disse hoje, terça-feira, a coordenadora local desta iniciativa, Engrácia Campos.

Em declarações à Angop, a responsável explicou que a implementação das duas fases enquadrou-se nos programas nacionais de alfabetização denominados “Sim eu posso” e “Ler e Escrever”, sendo assegurado por 647 facilitadores, 443 mulheres e 204 homens.

Engrácia Campos adiantou que 21.841 foram mulheres, quatro mil 443 homens, tendo aprovado 22.663 cidadãos, dos quais 19.663 senhoras e três mil 256 senhores.

A responsável frisou que os participantes no curso de alfabetização mostraram a sua satisfação ao se aperceberem que já sabem ler e escrever.

Lamentou, por outro lado, a falta adesão dos homens às aulas de alfabetização, tendo apelado no sentido dos mesmos compreenderem a importância de saberem ler e escrever.

Como perspectiva, a responsável referiu que no próximo ano de alfabetização vão avançar para o módulo dois, que engloba a terceira e quarta classes, e os que transitarem para o módulo III farão a quinta e sexta classes, terminado assim o ciclo de alfabetização, concluindo o primeiro nível.

ANGOP

back to top of blog

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top