Responsável aconselha munícipes a realizar campanhas de limpeza para diminuir a malária

Luanda – A Responsável do programa de luta contra a Malária no município de Viana, Linda Abel, apelou sexta-feira, na circunscrição, aos munícipes que realizem frequentemente campanhas de limpeza nos seus bairros, quintais e ruas para se diminuir os casos de malária.

Em declarações à Angop, Linda Abel disse que uma das contribuições que a população pode dar para a redução dos casos de malária é, de forma voluntaria, fazerem campanhas de limpeza nos bairros, localizar o sitio onde colocar o lixo, enterrar ou queimar, colocar redes milimétricas nas janelas, eliminar os charcos de agua, garrafas pneus, latas e outros.

Sobre a profilaxia para o controlo da doença, a responsável da malária, adiantou que trabalha-se actualmente com um grupo de especialistas cubanos que se tem deslocado sempre a nível do município para o tratamento dos criadouros, locais onde pode-se desenvolver o mosquito.

“ Nesses locais são aplicados um produto biológico e também é feita a pulverização nas residências, e a volta desses criadouros onde se encontram as larvas que depois se transforma em mosquito adulto”, explicou.

As unidades sanitárias da circunscrição, recordou, estão orientadas a realizar palestras matinais, para educar a população de como se devem prevenir contra esta doença.

Linda Abel apelou a comunidade para que tenha um comportamento  humanitário, ter a cultura de ir as unidades sanitárias sempre que  a pessoa apresentar sintoma febril e fazer a prevenção nas comunidades.

ANGOP

back to top of blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top